Eleições Legislativas 09

Começo este post com um aviso:

INFORMAM-SE OS CAROS LEITORES QUE, AO ESCREVER ESTE TEXTO NÃO SOFRI QUALQUER PRESSÃO OU TENTATIVA DE ASFIXIA DEMOCRÁTICA.


Pela primeira vez neste blog vou falar de política.
Começo por dar aos parabéns aos Portugueses porque não ficaram em casa e foram votar num candidato sério e que nos vai ajudar nos próximos 4 anos. Não cairam nas mentiras e histórias inventadas pela oposição e por outras pessoas...
À SIC pela excelente informação que nos deu antes das projecções e por toda a noite que se espera fenomenal.
Gostava também de dar os parabéns a José Sócrates por quem tenho uma grande admiração. Parabéns pelos 4 anos de governo com todas as coisas boas a más, por ter aguentado tanta coisa e nunca ter desistido ou fugido para a Europa. E já agora pela vitória do dia de hoje.

Na minha opinião a vitória de Sócrates deve-se a duas situações:

1- A competência e força demonstrada ao longo deste 4 anos sem as quais Portugal não teria enfrentado a crise como enfrentou e não teria as mudanças estruturais necessárias.

2- A fraca oposição directa. Manuela Ferreira Leite baseou-se no lema ´Politica de Verdade' e durante toda a campanha ia cortando mais e mais a sua imagem de mulher sincera e verdadeira para se tornar, aos olhos de portugueses 'mais uma'.
Perdeu credibilidade nas listas para deputados, ao insistir no caso das escutas e na guerra contra a Espanha.
Deixou de ser a dama de ferro, a senhora da verdade e tornou-se numa figura ridicula.

José Sócrates venceu a campanha. Contra tudo e contra todos organizou as maiores arruadas, os maiores movimentos de apoio. Ganhou os debates, teve a melhor preparação e o discurso mais conciso. Sobreviveu aos ataques das supostas escutas, do caso freeport e do da TVI.

Sócrates é, sem dúvida nenhuma um animal político enquanto Manuela Ferreira Leite dá-nos a ideia de uma avózinha frágil.

Sócrates leva o texto bem estudado, as ideias definidas. Ferreira Leite tem um discurso monótono cheio de gaffes e calinadas na Lingua Portuguesa.

A campanha foi, para mim uma grande surpresa em dois candidatos. Louçã desiludiu e muito. Fez uma campanha fraca e sem paixão. Por outro lado, Portas fez uma campanha excelente. Apostou em algumas medidas e situações que preocupam os Portugueses. Com o seu discurso agradou a muitos e isso nota-se na subida do CDS tanto nas sondagens como nas eleições.

A campanha em geral foi uma desilusão para a politica. Em vez de discutir Portugal os candidatos passaram a campanha a falar das escutas, da TVI e do tempo da 'outra senhora'.

A coisa mais importante que se retém desta campanha é que os portugueses se interessaram e votaram. Não na candidata do antigamente mas no candidato do futuro.

Aguardo os próximos desenvolvimentos, as possiveis coligações e as declarações do nosso querido Cavaco sobre os resultados e os 'problemas de segurança'.
2 Responses
  1. grande lucidez e discernimento. ganhaste um seguidor!