O Fenómeno

Fenómeno, nome masculino, usado porventura como adjectivo, é um acontecimento observável, particularmente algo especial (literalmente "algo que pode ser visto", derivado da palavra grega phainomenon = "observável"). O termo também pode ser aplicado na área da fisica, como feito por Galileu.





Fenómeno é mais do que isso. Fenómeno é algo que transcede tudo e todos numa determinada área. É o suprasumo. É aquilo que olhamos, contemplamos e admiramos. Algo que não temos capacidade para compreender em todo o seu esplendor.





A palavra fenómeno é uma palavra muito restrita e importante para ser utilizada em casos de futebolistas por exemplo. O 'nosso' Cristiano Ronaldo, o Federer são talvez os melhores jogadores de futebol e ténis mas nao podem e nao devem ser considerados fenómenos. São apenas bons, talvez excelentes jogadores mas nunca fenómenos.





Os cantores que alcançam o estrelato nao sao fenómenos. São bons (ou maus) cantores que têm fãs.





Fenómenos são as religiões e o universo. Coisas que o Homem não compreende totalmente e que, em muitos casos procura a a sabedoria total sobre o tema durante uma vida.





Outro fenomeno é o Homem. Como é que com todos os conhecimentos que tem continua a fazer mal ao planeta? Como é que um Homem, um ser vivo racional mata outro de uma forma fria e calculista?





Admiro a luta do Homem pela procura da sabedoria, da compreensão do Universo,do passado e do futuro. Pelas suas criações. Mas tudo tem um lado mau. Com tanto avanço, com tanta civilização continuamos a entrar em guerras, a desrespeitar os outros e o ambiente.





Este post surgiu por causa do movimento ontem criado por mim, o #morteabaleiaqueaparecenospioresmomentos. Isto foi uma brincadeira que criei com o @JeronimoES e a @placebo porque nos estava sempre a aparecer a dita baleia. Isto acontece quando existe muito trafego de tweets (mensagens escritas no Twitter).





O que começou uma brincadeira foi alargando para mais pessoas até conseguirmos atingir o 1º lugar na lista dos trending topics portugueses.





Quero desde já agradecer a todas as pessoas que participaram.





Depois fiquei a pensar no poder que o twitter tem. Talvez o poder mais importante de todos. O poder da divulgação!





Se eu vir, criar, reproduzir uma noticia posso estar a informar milhares de pessoas em 5 segundos. Isto assusta, fascina e deslumbra. Pensar que tanto poder está reunido num site, que nos temos acesso e somos parte activa nesse mesmo dá que pensar.





O que para nós não passou de uma brincadeira para outras pessoas pode ser uma tábua de salvação. Já tivemos muitos exemplos do poder e influência do twitter. Nas eleições fraudulentas do Irão o twitter teve um papel fundamental na divulgação dos acontecimentos mais importantes e marcantes (juntamente com outras plataformas...). Outro exemplo, desta vez nacional é o de Alberta Marques Fernandes. Um dia a famosa jornalista da RTP/RTPN estava com vontade de comer um hamburger e um cibernauta enviu-lhe um directamente para o local de trabalho





É por isso que eu considero a internet e o twitter um meio importante de divulgação e a nova ferramenta jornalistica do sec. XXI que, num futuro mais ou menos próximo vai ser o principal meio de difusão de noticias.
1 Response
  1. Rita Borreccio Says:

    Uau. Fiquei pasmada com este post! Tudo o que disseste aí é verdade. Então a parte do Cristiano Ronaldo...faço-te uma vénia! Quanto à guerra, ao porquê de o Homem ser como é, é porque não quer dar o braço a torcer. É ganancioso, quer sempre mais, nunca está satisfeito. Enquanto continuarmos a ter discussões fúteis por objectos e coisas sem valor as guerras nunca vão acabar! O ser Humano é incapaz de ver o lado do outro, é demasiado egoísta! E milagres não acontecem, apenas se começarmos a trabalhar em conjunto por poucos que sejamos, algo havemos de conseguir.
    Visita o meu blog que fala sobre como podemos mudar o mundo:
    http://www.togetherwecanblog.blogspot.com