Critica ao filme 'As minhas adoraveis ex-namoradas'

Perdoem-me a inexperiência. Vai ser a primeira vez que publico uma critica a um filme.
Quando soube que ia ver o 'As minhas adoraveis ex-namoradas' com Matthew McConaughey e Jennifer Garner fiquei com um pé atrás.
Por ser uma comedia romântica, por ter J. Garner no papel de actriz principal.
Surpreendi-me. O filme era um comédia romântica com uma primeira parte em que chorei a rir. A segunda tornou-se mais romantizada mas sempre com um excelente e apurado sentido de humor.
Quero desde já dizer que adorei ver Jennifer Gardner noutro tipo de papel em que representa muito bem.
McConaughey é McConaughey. Faz sempre os papeis de engatatão que acaba apaixonado por isso, dentro dos limites faz um bom papel.
Tal como D.Helena é o meu fetiche no 5 para a meia noite, neste filme uma empregada (ou melhor, uma assistente)acaba por ser a minha personagem preferida. Ela é a actriz
Noureen DeWulf, a secretaria indiana de Matthew McConaughey (Connor Mead). Ela tem sotaque, tem principios (ao contrário do patrão), ela é divertida, ela é a secretária perfeita.
Mas chega de falar dos actores. O filme, a essência é o que interessa. E essa é muito, muito fraca.
Um filme pouco realista e previsivel em que a personagem principal, um fotografo mulherengo e apologista da abolição do casamento é visitado por 4 fantasmas na noite anterior ao casamento.
O primeiro é o tio, um mulherengo inveterado que ja morreu e o avisa do aparecimento de mais 3 fantasmas.
O primeiro fala-lhe nas namoradas passadas, começando pela personagem interpretada pela Jennifer Garner (Jenny Perotti) que ele ja conhecia desde pequeno.
Em seguida passam pelo funeral dos pais dele que morreram num acidente de viação quando tinha 7 anos. Recordam ainda o momento em que Jenny trocou Connor por outro rapaz num baile e, depois da tristeza inicial do rapaz, vai com o tio a um bar e começa a era do Connor, o engatatão.
Connor vê ainda a tristeza de Jenny quando, mais tarde, a abandona depois de uma noite de sexo.
Antes de se ir embora, o fantasma mostra um fila interminável de ex-namoradas.
O segundo (curiosamente é a sua secretária mas em modo fantasma) mostra-lhe o presente. O irmão a defende-lo à frente de toda a gente, as ex-namoradas a chorar, ...
Antes de desaparecer o fantasma ainda lhe mostra a sala onde os noivos e os convidados estão. O casamento acabou porque Connor revelou que o irmão tinha dormido, no inicio da relação com a noiva com uma das damas de honor.
Por ultimo, aparece-lhe o fantasma do futuro.
Jenny casa-se com outro enquanto o irmão é infeliz por não ter casado. Passam rapidamente para o dia do seu funeral. Connor sente-se infeliz por só o seu irmão comparecer.
Connor Meade acorda na cama. Desce as escadas a correr e descobre que o casamento já não se vai realizar e a noiva já está de partida.
Mais uma vez e para fazer cumprir a tradição da comédia romântica o casal fica feliz para sempre e Connor acaba com a fase mulherengo para dar atenção à Jenny.
Mais uma comédia romântica com um final feliz. Este filme tem uma grande componente cómica mas a história, no geral está fraca e irreal.
Salva-se pela surpresa na interpretação de Jennifer Garner e pela parte cómica.

Não foi uma grande critica (se tiverem sugestões mandem um comentário pf). Até uma próxima...
2 Responses
  1. Inês Brito Says:

    Adorei o paralelismo com a Dona Helena! x) É um filme cliché, mas vale a pena, certo?

    Bj,
    (i)


  2. Anónimo Says:

    Olá @dmelopinto!

    Concordo, em geral, contigo (e também adorei a referência à Dona Helena xD). Este filme acaba por ser uma comédia romântica como tantas outras, que dão sempre prazer ver - quando não há nada melhor no cinema. O filme enriqueceu pela escolha dos protagonistas - adorei ver a Jennifer num registo mais emotivo.

    No entanto, continuo a achar que tem uma grande carga emocional - principalmente na parte do funeral do Connor, em que só o irmão dele estava presente.

    Deu para rir um bocado e para desfrutar de um balde de pipocas no cinema. :D

    Abraço
    @JeronimoES