9/11

Lembro-me perfeitamente. Estava no carro com o meu avô, na rua transversal à Avenida da Boavita onde está o McDonalds. A rádio estava sintonizada na RFM. O noticiário abriu com esta noticia (mais ou menos assim):


'' Boa tarde. Um violento atentado terrorista chocou hoje a América e o Mundo. Hoje por volta das (...) um avião chocou contra uma das torres gémeas em Nova Iorque. Pouco depois às (...) a outra foi atingida por um segundo ataque terrorista.


A América está em choque. Centenas de pessoas morreram. O ambiente em Nova Iorque está caótico com ambulâncias, bombeiros e civis em torno dos restos das torres. Vamos continuar a actulizar esta noticia ao longo do dia".


Tinha apenas 7 anos. Não sabia o que eram terroristas, muito menos atentados. Mas lembro-me de uma coisa que me meteu impressão. Aliás duas. Duas palavras conjugadas. Centenas. Morreram.


Olhei para a cara do meu avô. Fico impressionado. Estava com os olhos esbugalhados e a boca meia aberta. Perguntei-lhe porquê.


A resposta chocou-me. 'Diogo, hoje muitas pessoas morreram por causa de uns homens maus que fizeram com que o avião fosse contra um prédio'.


Assustado perguntei se também ia acontecer isso na minha casa. Respondeu-me que não, que os homens tinham mandado para aquele país por razões muito fortes e escolheram aqueles prédios pois tinha um significado especial.

Já não estava assustado. Não me iam deitar a casa abaixo...

Voltei a ficar impressionado as 20:00h quando, na abertura do telejornal vi 2 aviões a irem contra prédios altos.

Agora sim percebo o real significado daquilo para o Mundo.

Foi o dia da Mudança.

O dia em que passamos a temer pela nossa segurança

O dia em que ficamos menos livres.

O dia em qu começou um big brother universal, um jogo de espiões.

O dia em que as nações mais civilizadas sofreram um susto.

O dia em que os terroristas ganharam espaço, visibilidade, importância e o Mundo contra eles.

Sem este dia duvido que os aeroportos tivessem tanta segurança, que nos espiassem tudo todo o dia.

Este foi sem dúvida um dia de mudança. Mudança para o Mundo para a Améric, para a Europa. Mudança na forma como as pessoas se exprimem e como os politicos as vêem. Mudança nos destinos do Mundo e na economia.

Os mercados ressentiram-se. O petróleo começou a sua escalada interminável de subida. O pânico instalou-se no Mundo moderno e civilizado.

Mas o mais importante, na minha opinião foi a mudança na América.

O Mundo descobriu. Os terroristas descobriram. A grande potência mundial tinha e tem falhas. Não são perfeitos. Os Americanos ressentiram-se, para isso começarm uma guerra inutil disfarçada à última da hora por um objectivo ainda mais inútil e que ninguem, nem o próprio Bush acreditavam.

Depois dos ataques do 11 de Setembro o Mundo não é o mesmo. Os terroristas e a guerra conra eles aumentou, invadiu o mundo de pânico e de mais ataques (LOndres e Madrid por exemplo...) e ,principalmente foi o inicio do fim do dominio da super potência que eram os Estados Unidos da América.

2 Responses
  1. Unknown Says:

    Acredita... Eu chegava a casa da escola e vejo aquilo. Tinha 9 anos... Fiquei abismado com as imagens que a SIC mostrava! Foi igualmente um dia marcante...

    Hoje NY/EUA não é a mesma!


  2. Eu tbm tinha 9 anos! Estava na escola e começaram a ligar as televisões para ver... e não queriam que nós víssemos... foi muito estranho mesmo :x

    O mundo mudou, realmente. Tornou-se mais perigoso, mas também mais atento...