Eleições Legislativas 09

Começo este post com um aviso:

INFORMAM-SE OS CAROS LEITORES QUE, AO ESCREVER ESTE TEXTO NÃO SOFRI QUALQUER PRESSÃO OU TENTATIVA DE ASFIXIA DEMOCRÁTICA.


Pela primeira vez neste blog vou falar de política.
Começo por dar aos parabéns aos Portugueses porque não ficaram em casa e foram votar num candidato sério e que nos vai ajudar nos próximos 4 anos. Não cairam nas mentiras e histórias inventadas pela oposição e por outras pessoas...
À SIC pela excelente informação que nos deu antes das projecções e por toda a noite que se espera fenomenal.
Gostava também de dar os parabéns a José Sócrates por quem tenho uma grande admiração. Parabéns pelos 4 anos de governo com todas as coisas boas a más, por ter aguentado tanta coisa e nunca ter desistido ou fugido para a Europa. E já agora pela vitória do dia de hoje.

Na minha opinião a vitória de Sócrates deve-se a duas situações:

1- A competência e força demonstrada ao longo deste 4 anos sem as quais Portugal não teria enfrentado a crise como enfrentou e não teria as mudanças estruturais necessárias.

2- A fraca oposição directa. Manuela Ferreira Leite baseou-se no lema ´Politica de Verdade' e durante toda a campanha ia cortando mais e mais a sua imagem de mulher sincera e verdadeira para se tornar, aos olhos de portugueses 'mais uma'.
Perdeu credibilidade nas listas para deputados, ao insistir no caso das escutas e na guerra contra a Espanha.
Deixou de ser a dama de ferro, a senhora da verdade e tornou-se numa figura ridicula.

José Sócrates venceu a campanha. Contra tudo e contra todos organizou as maiores arruadas, os maiores movimentos de apoio. Ganhou os debates, teve a melhor preparação e o discurso mais conciso. Sobreviveu aos ataques das supostas escutas, do caso freeport e do da TVI.

Sócrates é, sem dúvida nenhuma um animal político enquanto Manuela Ferreira Leite dá-nos a ideia de uma avózinha frágil.

Sócrates leva o texto bem estudado, as ideias definidas. Ferreira Leite tem um discurso monótono cheio de gaffes e calinadas na Lingua Portuguesa.

A campanha foi, para mim uma grande surpresa em dois candidatos. Louçã desiludiu e muito. Fez uma campanha fraca e sem paixão. Por outro lado, Portas fez uma campanha excelente. Apostou em algumas medidas e situações que preocupam os Portugueses. Com o seu discurso agradou a muitos e isso nota-se na subida do CDS tanto nas sondagens como nas eleições.

A campanha em geral foi uma desilusão para a politica. Em vez de discutir Portugal os candidatos passaram a campanha a falar das escutas, da TVI e do tempo da 'outra senhora'.

A coisa mais importante que se retém desta campanha é que os portugueses se interessaram e votaram. Não na candidata do antigamente mas no candidato do futuro.

Aguardo os próximos desenvolvimentos, as possiveis coligações e as declarações do nosso querido Cavaco sobre os resultados e os 'problemas de segurança'.

Igualdade de direitos

taIgualdade é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objectos,individuos,ideias,conceitos ou quaisquer coisas que permitam seja feita uma comparação.
Especificamente em Política
, o conceito de Igualdade descreve a ausência de diferenças de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade.


Na sua concepção clássica, a ideia de sociedade igualitária começou a ser cunhada durante o Iluminismo, para idealizar uma realidade em que não houvesse distinção jurídica entre nobreza, burguesia, clero e escravos. Mais recentemente, o conceito foi ampliado para incluir também a igualdade de direitos entre géneros, classes, etnias, orientações sexuais, etc...

Muitas vezes associamos a igualdade de direitos aos países ocidentais e civilizados. Mal se fala num país em desenvolvimento vem logo ao pensamento ditaduras, monarquias severas, direitos humanos violados todos os dias.

Um facto está mais que constatado. O Mundo não vive em igualdade de direitos. O simples facto de eu estar aqui a escrever, vocês a ler talvez represente um sonho, daqueles só imaginários, de uma criança deitada em África com o estômago a contrair-se e os lábios ressequidos.

Eu sei que exagerei no que acabei de escrever porque tenho a certeza que uma criança nesta situação não sabe que existe Mundo para além da sua terra, não sabe o que é um computador e, se alguém lhe contasse que podia falar e conhecer pessoas por uma máquina ele encolhia-se com medo a alguma espécie de bruxaria.

Às vezes, numa ou outra insónia penso. Penso em três coisas. O que farei e como viverei na fase adulta. O que aconteceria se tivesse nascido numa aldeia em África. O que aconteceria se fosse um principe real.

Pensar nunca fez mal a ninguém. Pensar cultiva-nos.

Não acho que devemos dar graças a deus e esperar que as coisas nos caiam do céu. Tmos de lutar pelo que temos e o que queremos ter sem nunca esquecer a situação de milhões de outras pessoas e ficar contentes pelo que temos.

Mas já estou a fugir ao tema. Igualdade de direitos.

Os países desenvolvidos, os civilizados ainda têm um longo caminho a percorrer. As pessoas trabalhadoras precisam de ser ajudadas por um Estado forte e não podem ser neglegenciadas. Não se podem atirar as pessoas 'borda fora' num turbilhão de privados.

Isto tudo a propósito duma situação que se passa nos EUA e, na minha opinião é grave. O Sistema nacional de saúde (ou a falta dele).
Enquanto aqui se discutem as más condições do SNS lá discute-se a sua existência. Este situação leva-nos à realidade.
Em Portugal as pessoas têm um SNS que embora registe melhorias espantosas ainda é considerado deficitário. A falta de médicos, o tempo de espera para consultas/operações e o atendimento situam-se entre as principais preocupações dos Portugueses.
Já os americanos por seu lado estão divididos. Uns esperam por uma grande reforma na área da saúde onde os lóbis são mais que muitos e talvez dos mais poderosos.
Outros apoiam os privados nesta demanda. Acham que o governo não pode e não deve usar o dinheiro dos contribuintes para pagar a saúde (!) de outros.
Defendem que cada pessoa deve ser livre para escolher o seguro médico (privado) que quiser e têm receio do que poderá ser o SNS e da possível quebra de qualidade.
No meio desta polémica encontra-se o homem que já mudou mentalidades e que quer mudar esta situação: Obama.
Obama já perdeu popularidade, apoios e votos. Mas não desiste. Transformou a mudança no SNS numa das suas principais bandeiras. Quer levar a saúde gratuita a milhões de americanos como acontece nos países ditos civilizados.
Obama deve conseguir passar a lei?
Eu acho que sim. A saúde é o nosso maior bem. É o maior bem estatal também pois, se estamos doentes a nossa produtividade baixa (chegando porventura à nulidade).
Os portugueses, os americanos e o resto do Mundo precisam de saúde. Mas se não a podem pagar precisam de ter quem pague por eles ou, no minimo um contributo.
Aí entra o papel do estado que precisa de ser forte e tomar medidas.
Muito sinceramente espero que os EUA aprovem a lei da mudança no SNS. Os americanos merecem ter saúde.
Mas depois é importante não esquecer e continuar a criar leis e apoios para 'olear' a máquina que o SNS representa. Não podem deixá-la como os Portugueses. Têm de ir modificando de acordo com as necessidades do momento.
Por último quero deixar aqui uma palavra a este governo que, na minha opinião representa a mudança. Conseguiu, contra muita gente reformar um SNS já desgastado. Não vou entrar na demagogia de dizer que está tudo bem.
Não está.
Mas posso dizer que vai a caminho...

Desafio

O Johny, que, aproveito para divulgar, criou recentemente o blog MaisDe140Caracteres, desafiou-me para criar "a minha própria banda", uma iniciativa que nem ele próprio sabe como surgiu. O desafio consiste nas seguintes regras:

1 - Ir a uma página aleatória da wikipédiahttp://en.wikipedia.org/wiki/Special:RandomE o primeiro nome que surgir será o nome da banda.

2 - Ir à pagina das citações aleatóriashttp://www.quotationspage.com/random.php3E as 3 ou 4 ultimas palavras serão o nome do CD.

3 - Ir à secção "explore the last seven days" do flickrhttp://www.flickr.com/explore/interesting/7daysTerceira imagem, não interessa o que seja, será a capa do CD.

4 - "Cozinhem" tudo no photoshop (ou algo semelhante).5 - Postem no vosso blog, facebook, etc juntamente com as regras.

6 - Desafiem mais alguém.Ora bem... após alguns percalços, lá tive o meu resultado, que não é maravilhoso, mas também podia ter sido muito pior. Foi feito no paint e como não tenho jeito nenhum... Aqui fica a capa do álbum:
Desafio TODA a gente que me lê a criar um tambem :D

9/11

Lembro-me perfeitamente. Estava no carro com o meu avô, na rua transversal à Avenida da Boavita onde está o McDonalds. A rádio estava sintonizada na RFM. O noticiário abriu com esta noticia (mais ou menos assim):


'' Boa tarde. Um violento atentado terrorista chocou hoje a América e o Mundo. Hoje por volta das (...) um avião chocou contra uma das torres gémeas em Nova Iorque. Pouco depois às (...) a outra foi atingida por um segundo ataque terrorista.


A América está em choque. Centenas de pessoas morreram. O ambiente em Nova Iorque está caótico com ambulâncias, bombeiros e civis em torno dos restos das torres. Vamos continuar a actulizar esta noticia ao longo do dia".


Tinha apenas 7 anos. Não sabia o que eram terroristas, muito menos atentados. Mas lembro-me de uma coisa que me meteu impressão. Aliás duas. Duas palavras conjugadas. Centenas. Morreram.


Olhei para a cara do meu avô. Fico impressionado. Estava com os olhos esbugalhados e a boca meia aberta. Perguntei-lhe porquê.


A resposta chocou-me. 'Diogo, hoje muitas pessoas morreram por causa de uns homens maus que fizeram com que o avião fosse contra um prédio'.


Assustado perguntei se também ia acontecer isso na minha casa. Respondeu-me que não, que os homens tinham mandado para aquele país por razões muito fortes e escolheram aqueles prédios pois tinha um significado especial.

Já não estava assustado. Não me iam deitar a casa abaixo...

Voltei a ficar impressionado as 20:00h quando, na abertura do telejornal vi 2 aviões a irem contra prédios altos.

Agora sim percebo o real significado daquilo para o Mundo.

Foi o dia da Mudança.

O dia em que passamos a temer pela nossa segurança

O dia em que ficamos menos livres.

O dia em qu começou um big brother universal, um jogo de espiões.

O dia em que as nações mais civilizadas sofreram um susto.

O dia em que os terroristas ganharam espaço, visibilidade, importância e o Mundo contra eles.

Sem este dia duvido que os aeroportos tivessem tanta segurança, que nos espiassem tudo todo o dia.

Este foi sem dúvida um dia de mudança. Mudança para o Mundo para a Améric, para a Europa. Mudança na forma como as pessoas se exprimem e como os politicos as vêem. Mudança nos destinos do Mundo e na economia.

Os mercados ressentiram-se. O petróleo começou a sua escalada interminável de subida. O pânico instalou-se no Mundo moderno e civilizado.

Mas o mais importante, na minha opinião foi a mudança na América.

O Mundo descobriu. Os terroristas descobriram. A grande potência mundial tinha e tem falhas. Não são perfeitos. Os Americanos ressentiram-se, para isso começarm uma guerra inutil disfarçada à última da hora por um objectivo ainda mais inútil e que ninguem, nem o próprio Bush acreditavam.

Depois dos ataques do 11 de Setembro o Mundo não é o mesmo. Os terroristas e a guerra conra eles aumentou, invadiu o mundo de pânico e de mais ataques (LOndres e Madrid por exemplo...) e ,principalmente foi o inicio do fim do dominio da super potência que eram os Estados Unidos da América.

Critica ao filme 'As minhas adoraveis ex-namoradas'

Perdoem-me a inexperiência. Vai ser a primeira vez que publico uma critica a um filme.
Quando soube que ia ver o 'As minhas adoraveis ex-namoradas' com Matthew McConaughey e Jennifer Garner fiquei com um pé atrás.
Por ser uma comedia romântica, por ter J. Garner no papel de actriz principal.
Surpreendi-me. O filme era um comédia romântica com uma primeira parte em que chorei a rir. A segunda tornou-se mais romantizada mas sempre com um excelente e apurado sentido de humor.
Quero desde já dizer que adorei ver Jennifer Gardner noutro tipo de papel em que representa muito bem.
McConaughey é McConaughey. Faz sempre os papeis de engatatão que acaba apaixonado por isso, dentro dos limites faz um bom papel.
Tal como D.Helena é o meu fetiche no 5 para a meia noite, neste filme uma empregada (ou melhor, uma assistente)acaba por ser a minha personagem preferida. Ela é a actriz
Noureen DeWulf, a secretaria indiana de Matthew McConaughey (Connor Mead). Ela tem sotaque, tem principios (ao contrário do patrão), ela é divertida, ela é a secretária perfeita.
Mas chega de falar dos actores. O filme, a essência é o que interessa. E essa é muito, muito fraca.
Um filme pouco realista e previsivel em que a personagem principal, um fotografo mulherengo e apologista da abolição do casamento é visitado por 4 fantasmas na noite anterior ao casamento.
O primeiro é o tio, um mulherengo inveterado que ja morreu e o avisa do aparecimento de mais 3 fantasmas.
O primeiro fala-lhe nas namoradas passadas, começando pela personagem interpretada pela Jennifer Garner (Jenny Perotti) que ele ja conhecia desde pequeno.
Em seguida passam pelo funeral dos pais dele que morreram num acidente de viação quando tinha 7 anos. Recordam ainda o momento em que Jenny trocou Connor por outro rapaz num baile e, depois da tristeza inicial do rapaz, vai com o tio a um bar e começa a era do Connor, o engatatão.
Connor vê ainda a tristeza de Jenny quando, mais tarde, a abandona depois de uma noite de sexo.
Antes de se ir embora, o fantasma mostra um fila interminável de ex-namoradas.
O segundo (curiosamente é a sua secretária mas em modo fantasma) mostra-lhe o presente. O irmão a defende-lo à frente de toda a gente, as ex-namoradas a chorar, ...
Antes de desaparecer o fantasma ainda lhe mostra a sala onde os noivos e os convidados estão. O casamento acabou porque Connor revelou que o irmão tinha dormido, no inicio da relação com a noiva com uma das damas de honor.
Por ultimo, aparece-lhe o fantasma do futuro.
Jenny casa-se com outro enquanto o irmão é infeliz por não ter casado. Passam rapidamente para o dia do seu funeral. Connor sente-se infeliz por só o seu irmão comparecer.
Connor Meade acorda na cama. Desce as escadas a correr e descobre que o casamento já não se vai realizar e a noiva já está de partida.
Mais uma vez e para fazer cumprir a tradição da comédia romântica o casal fica feliz para sempre e Connor acaba com a fase mulherengo para dar atenção à Jenny.
Mais uma comédia romântica com um final feliz. Este filme tem uma grande componente cómica mas a história, no geral está fraca e irreal.
Salva-se pela surpresa na interpretação de Jennifer Garner e pela parte cómica.

Não foi uma grande critica (se tiverem sugestões mandem um comentário pf). Até uma próxima...

O Fenómeno

Fenómeno, nome masculino, usado porventura como adjectivo, é um acontecimento observável, particularmente algo especial (literalmente "algo que pode ser visto", derivado da palavra grega phainomenon = "observável"). O termo também pode ser aplicado na área da fisica, como feito por Galileu.





Fenómeno é mais do que isso. Fenómeno é algo que transcede tudo e todos numa determinada área. É o suprasumo. É aquilo que olhamos, contemplamos e admiramos. Algo que não temos capacidade para compreender em todo o seu esplendor.





A palavra fenómeno é uma palavra muito restrita e importante para ser utilizada em casos de futebolistas por exemplo. O 'nosso' Cristiano Ronaldo, o Federer são talvez os melhores jogadores de futebol e ténis mas nao podem e nao devem ser considerados fenómenos. São apenas bons, talvez excelentes jogadores mas nunca fenómenos.





Os cantores que alcançam o estrelato nao sao fenómenos. São bons (ou maus) cantores que têm fãs.





Fenómenos são as religiões e o universo. Coisas que o Homem não compreende totalmente e que, em muitos casos procura a a sabedoria total sobre o tema durante uma vida.





Outro fenomeno é o Homem. Como é que com todos os conhecimentos que tem continua a fazer mal ao planeta? Como é que um Homem, um ser vivo racional mata outro de uma forma fria e calculista?





Admiro a luta do Homem pela procura da sabedoria, da compreensão do Universo,do passado e do futuro. Pelas suas criações. Mas tudo tem um lado mau. Com tanto avanço, com tanta civilização continuamos a entrar em guerras, a desrespeitar os outros e o ambiente.





Este post surgiu por causa do movimento ontem criado por mim, o #morteabaleiaqueaparecenospioresmomentos. Isto foi uma brincadeira que criei com o @JeronimoES e a @placebo porque nos estava sempre a aparecer a dita baleia. Isto acontece quando existe muito trafego de tweets (mensagens escritas no Twitter).





O que começou uma brincadeira foi alargando para mais pessoas até conseguirmos atingir o 1º lugar na lista dos trending topics portugueses.





Quero desde já agradecer a todas as pessoas que participaram.





Depois fiquei a pensar no poder que o twitter tem. Talvez o poder mais importante de todos. O poder da divulgação!





Se eu vir, criar, reproduzir uma noticia posso estar a informar milhares de pessoas em 5 segundos. Isto assusta, fascina e deslumbra. Pensar que tanto poder está reunido num site, que nos temos acesso e somos parte activa nesse mesmo dá que pensar.





O que para nós não passou de uma brincadeira para outras pessoas pode ser uma tábua de salvação. Já tivemos muitos exemplos do poder e influência do twitter. Nas eleições fraudulentas do Irão o twitter teve um papel fundamental na divulgação dos acontecimentos mais importantes e marcantes (juntamente com outras plataformas...). Outro exemplo, desta vez nacional é o de Alberta Marques Fernandes. Um dia a famosa jornalista da RTP/RTPN estava com vontade de comer um hamburger e um cibernauta enviu-lhe um directamente para o local de trabalho





É por isso que eu considero a internet e o twitter um meio importante de divulgação e a nova ferramenta jornalistica do sec. XXI que, num futuro mais ou menos próximo vai ser o principal meio de difusão de noticias.

Inicio II

Será que um segundo inicio é como o primeiro? Terá mais ou menos incertezas? A grande pergunta - será que pode haver um segundo inicio?



Pois eu acho que sim! A vida dá várias voltas, tem várias fases. Cada uma delas com um novo inicio, uma esperança renovada, um novo sentimento.


Neste blog o segundo inicio não vai ser incerto pois já aconteceu mas está repleto de emoções e sentimentos. Vou falar-vos sobre a já famosa 'noite do 5' ou a 'noite de sexta'.


O '5 para a meia noite' é um programa de humor que une a parte cómica a uma espécie de late night show.


Quando disse à minha cara Raquel (@raquelation no twitter) que tinha 0,000001% de ir ao referido programa comentei: Mais valia ganhar o euromilhões.


Pois bem... Sexta-feira à noite estava nos estúdios da Valentim de Carvalho sem prémio nenhum no boletim do Euromilhões. Em vez disso tive 13 grandes prémios no sorteio da vida. 13 magnificos prémios que adorei conhecer e aos quais estou agradecido pela simpatia com que me receberam:
@boinas
@raquelation
@fabiosilvaaaa
@coisasdocatano
@manuelreis
@rominaisabel
@kitkatsenses
@tuttepalle
@johnymyko
@sweetmisswendy
@ines88
@izzabelo
@bernaspah


Tudo começou com a simpatia do meu pai que pensava que eu não conseguiria arranjar lugar. Aceitou levar-me a mim, ao meu irmão e a 2 amigos meus com a condição de ter 1 mail a confirmar lugares garantidos. Pois muito bem... Pus mãos à obra, falei com o Boinas e consegui arranjar tudo.



Às seis e meia do dia 4 de Setembro saio da piscina e meto-me a caminha da Grande Capital, mais propriamente dos Estudio nº4 da Valentim de Carvalho. Pelo caminho ainda paramos no Manjar do Marquês para jantar.


Chego aos estudios às 22:05. Medo. Receio. Vou conhecer o Boinas. Vou conhecer os twitters. Vou ver o 5! Excitação. Curiosidade.


Chego, passo na portaria e a minha personagem fetiche aparece. Nem queria acreditar! A D. Helena estava ali! Não aguentei e exclamei: 'Tem o voto deste cabrão!' [em alusão à campanha feita no dia anterior onde 'pedia' aos cabrões para votar nela].


Começamos bem, penso. Entrei, sempre cauteloso e ouço a voz do Boinas a ensaiar.


Ai ai! Nervosismo aumenta para o máximo. Espero sentado nuns sofás a ver o Camilo (como o odeio...).


As 23h conheço os 1ºs twitters. Os fundadores do blog de fãs e o grande Boinas.



Os restantes companheiros do twitter vão chegando e começamos todos na conversa. Esta só foi interrompida para entrarmos.



'Que pequeno e escuro'. O meu 1º pensamento. Distribuimo-nos e o meu lugar foi o melhor. De joelhos o programa todo! Mas valeu a pena...



Começamos a gravar uma promoçao (vejam na RTP2 de quinta para sexta). Em seguida o Boinas cumprimenta-nos a todos como um ritual e entra em cena. Toda a gente bate palmas euforicamente seguindo as ordens do realizador (penso eu de que) o grande Betão!



O programa foi magnifico. Os twitters estiveram sempre eufóricos, o convidado simpatiquissímo e o apresentador simplesmente genial.



Por volta da 1:30 já estavamos todos fora do estudio na amena cavaqueira quando o meu pai nos chamou. Tinhamos uma viagem de 3 horas e tal para fazer.



De regresso ao Porto conclui que foi uma noite magnifica. Obrigado a todos que a fizeram.



Com esta frase acabo o meu segundo inicio. Foi o fim de uma noite. O fim de um ciclo e de uma aventura. Espero pelo próximo inicio...

O Inicio

O inicio. Mas pergunto-me, um inicio do quê? Que duração vai ter esse ''quê''? Será que vou gostar disso? E vocês?



Assim, com estas questões, com estas incertezas começo o inicio do que espero ser uma coisa boa.



Estou aqui para vocês. O meu trabalho é fazer com que gostem deste blog. Para isso conto com a vossa opinião.



O inicio é este. O meio e o fim continuam a ser incertezas que quero explorar e partilhar com os meus leitores.